Uma videolocadora é um estabelecimento comercial físico que oferece o serviço de aluguel ou vendas de mídias de vídeo, como filmes, séries e jogos, para que os clientes possam assistir em casa. No passado, era a principal forma de as pessoas terem acesso a uma variedade de conteúdos audiovisuais para consumo doméstico, antes da popularização dos serviços de streaming.
O que uma videolocadora faz:
Aluguel de títulos: O principal serviço é o aluguel de filmes (em formatos como VHS, DVD, e Blu-ray), programas de TV, séries e jogos eletrônicos, por um período de tempo determinado (geralmente por diária).
Venda de mídias: Muitas videolocadoras também vendem mídias usadas (filmes e jogos) e, em alguns casos, títulos novos e lacrados.
Organização e gestão do acervo: A loja organiza e cataloga um grande acervo de títulos por gênero (como comédia, drama, ação, etc.), o que permite ao cliente procurar e encontrar o que deseja.
Interação com o cliente: A experiência inclui a interação pessoal, onde os clientes conversam com os funcionários e recebem indicações de filmes.
Reserva de lançamentos: Locadoras também ofereciam a reserva de filmes que acabavam de sair do cinema ou de produções recém-lançadas em vídeo. Hoje se restringe a reservar o que tem no acervo da loja.
Venda de produtos complementares: é comum encontrar nas lojas guloseimas, como pipoca e doces, para completar a experiência de assistir a um filme em casa.
Com o advento da internet e o crescimento de plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video e YouTube, o modelo de negócios das videolocadoras entrou em declínio acentuado. Algumas poucas videolocadoras resistiram, atendendo a nichos de mercado (colecionadores e cinéfilos) que buscam títulos clássicos, raros ou independentes que não estão disponíveis nas plataformas digitais.
Para isto, a @exxafilmesvideolocadora ainda se mantém no mercado do audiovisual. Nos procure e conheça nosso acervo de venda das mídias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário