12/03/2016

A Série Divergente: Divergente, Insurgente, Convergente e Ascendente (Quatro)

Nos cinemas essa semana está em cartaz o 3º desta Quadrilogia: Convergente. Os críticos de plantão estão classificando o filme como "morno" em relação aos primeiros. Bom, para os fãs de plantão que acompanham a saga, não é isso que vemos.

    
Poster dos Filmes

Capas dos livros de Verônica Roth

Sou fã desta saga, assim como todas as outras sagas e longas que focam na questão "distopia":
"Distopia ou antiutopia é o pensamento filosófico ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa". As Distopias ão geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas "caem as cortinas", e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle seja do Estado, seja de instituição ou mesmo de corporações. Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Nesse aspecto, diferem fundamentalmente do conceito de utopia, pois as utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica. Uma distopia está intimamente conectada à sociedade atual. Um número considerável de histórias de ficção científica que ocorrem num futuro próximo do tipo das descritas como "cyberpunk", usam padrões distópicos de uma companhia de alta tecnologia dominando um mundo em que os governos nacionais se tornaram fracos." (Wikipédia)
A série Divergente é o mesmo que dizer sobre uma relação matemática, é uma série que não converge. Mas finalmente o que é que isso quer dizer? As pessoas relacionadas a essa distopia são indivíduos que obedecem uma regra geral, ou um termo imposto por alguma direção maior, as pessoas precisam de alguém para governá-las com o propósito de assim ter a paz e harmonia. Por isso são separadas em facções, tais facções interagem entre si para a tal suposta harmonia de todos. Então aqueles que não obedecem as regras ou não suportam toda essa harmonia fantasiosa, divergem, por isso Tris e Quatro são Divergentes. 
Divergente se passa em um futuro distópico no qual a sociedade se dividiu em cinco facções como uma forma de manter a paz e dividir as funções da comunidade: a Erudição(os cientistas, professores e estudiosos que prezam pela inteligência em seus membros), a Amizade (os produtores e fazendeiros, prezam pela paz), a Franqueza (legisladores e juízes, que prezam pela sinceridade), a Audácia (os soldados e guardas que protegem a população e prezam pela coragem acima de tudo) e a Abnegação (os políticos e governantes, prezam pelo altruísmo). É nesse mundo que conhecemos Beatrice Prior (Shailene Woodley), uma garota nascida na Abnegação, mas que não tem certeza de se encaixar em seu padrão de vida despojado de posses e altruísta. É por isso que ela aguarda ansiosa pelo Teste de Aptidão que lhe dirá com qual facção tem mais entrosamento. Só que o que acontece é que seu teste tem um resultado inconclusivo, significando que tem a capacidade de se adaptar em mais de uma facção. Pessoas como Beatrice são raras e perigosas (pois põem em risco o sistema de facções) e são chamadas de Divergentes. Posteriormente, há a Cerimônia de Escolha em que os jovens devem escolher as facções a que jurarão lealdade para o resto de suas vidas. E lá, ao lado de seu irmão Caleb (Ansel Elgort), Beatrice toma sua decisão: escolhe a facção Audácia, abandonando os pais e tudo que conhecera. Sob o nome de Tris, conhece o instrutor Quatro (Theo James), por quem começa a se apaixonar ainda que ele a trate incrivelmente mal, e descobre planos que envolvem não só o assassinato de Divergentes como também um golpe de estado que pode destruir todo o sistema de facções, além de causar uma guerra. Segundo as sinopses dos filme e para aqueles que estão acompanhando a série, todos estão transcorrendo conforme o ritmo proposto. Vamos ver um resumo breve aqui:
Resultado de imagem para divergente simbolo
Divergente: O Incontrolável.
- DivergenteNa futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade e coragem. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, diferente da família. Ao entrar para a Audácia ela torna-se Tris e entra numa jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso conhece Quatro (Theo James), rapaz experiente que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.
Divergente - 2014
- Insurgente: Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James) agora são fugitivos e procurados por Jeanine Matthews (Kate Winslet), líder da Erudição. Em busca de respostas e assombrados por prévias escolhas, o casal enfrentará inimagináveis desafios enquanto tentam descobrir a verdade sobre o mundo em que vivem.
Insurgente - 2015
- ConvergenteApós a mensagem de Edith Prior ser revelada, Tris (Shailene Woodley), Quatro (Theo James), Caleb (Ansel Elgort), Peter (Miles Teller), Christina (Zoë Kravitz) e Tori (Maggie Q) deixam Chicago para descobrir o que há além da cerca. Ao chegarem lá, eles descobrem a existência de uma nova sociedade.
Convergente - 2016
- Ascendente: No desfecho da série Divergente, Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James) são postos à prova mais uma vez, diante de situações que mudarão suas vidas para sempre. 
Ascendente - Março 2017

Para aqueles que vão ao cinema, ou em breve às videolocadoras, vale a pena conferir a mais nova produção. A saga continua trazendo muitas promessas, o que vai fascinando os fãs por Distopias. Imperdível! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário