24/05/2016

Sem Retorno - Até onde você vai pra ter mais tempo?



Dirigido por Tarsem Singh e escrito pelos Alex e David Pastor, o filme "Sem Retorno" (Self/Less) ao mesmo tempo que me deixou com medo de um futuro próximo, me fez pensar em até que ponto vale a pena querer ter mais tempo na vida e o que há por trás disto. Será que existe ciência sem sacrifício?

Ben Kingsley é Demian Hale, um magnata da indústria de construção civil, conhecido por suas brilhantes obras em Nova York, como o gênio da área, mas, está beirando a morte com um Câncer sem cura. Por causa disso queria ser imortal, ter um pouco mais de tempo para resolver pequenos problemas deixado ao longo de sua vida capitalista e pouco sensível como a falta de tempo para sua filha Claire. Logo, lhe vem uma proposta interessante: que tal trocar de corpo por um mais jovem concebido em laboratório genético, ninguém vai ter essa fisionomia a não ser você, será uma nova persona, será uma experiência de transferência de consciência (ops, já vimos isso antes em Transcendence quando a consciência de Johnny Depp é transferida para um PC) causando uma falsa morte (os EUA adoram esse tipo de história e teoria) e assumindo uma nova personalidade? Bom, como ele não se dá bem em família e apenas tem como relacionamento seu advogado e seus negócios, resolve pensar no assunto que só é servido para pessoas de nível "milionário" como ele. 



A tentação é grande e Demian tenta ver isso como o futuro da genética, afinal, não tem nada a perder, vai morrer mesmo. A conversa do Dr. Pesquisador Jansen é muito bonita, tudo parece uma maravilha, tecnologia moderna, ciência incrível e zero erro na transferência de consciência, parece legal, ele diz: "imagina o que seria do homem se tivesse conservado mentes brilhantes como a de Einstein, Steve Jobs e etc". Damien ouve tudo atento, mas como faz negócios, resolve antes fazer seguro para tudo, vai que algo dá errado não é mesmo? No final concorda e marcam o dia da transferência e de sua morte para a sociedade, antes uma recomendação do doutor: "almoce bem e tome um café, será o último nessa vida"!

  

Demian faz os preparativos, encaminha ao seu Advogado todo o segredo e pede pra que tome as providências em relação a sua fortuna, que a preserve e lhe seja remetida assim que o processo for finalizado, vai precisar da grana para sobreviver no corpo de um novo homem, embora com a mente do milionário, em relação a sua filha, tenta deixar um último cheque em dinheiro para sustentar seus projetos, ela recusa e diz que seria melhor o amor dele do que o dinheiro. 


O grande dia chega e em pouco tempo a transferência de consciência é realizada, nossa, realmente assustador a tecnologia empregada no filme, você tem a sensação de que já viu isso antes, mas agora está mais avançado. Demian acorda e agora não é mais Ben Kingsley, já é Edward (Ryan Reynolds) que entra como modelo de corpo novo, mente nova e que tem muito a aproveitar, começa um treinamento e a recomendação de que todos os dias deve tomar uma pílula vermelha (olha a Matrix aí, a pílula vermelha representa o despertar do sistema que o comanda, mas no caso deste filme, especificamente, ela o leva para a sua vida aprisionada, o contrário do que vemos em Matrix), como um controle de se manter neste mundo novo, real, essa é a sua nova vida "Ed". A partir daí tudo é festa, até que um dia, depois de uma noitada, ele esquece de tomar a pílula e um mal estar entra em ação, "a imortalidade tem pequenos efeitos colaterais", diz o Dr. Jansen, o que acaba lhe remetendo a pequenas visões de algo que ele não lembrava até então.  


O mistério piora quando ele ver uma garotinha e sua mãe pedindo ajuda para um tratamento médico, a partir daí descobre que se chama Mark e que estava vivo, o que aconteceu de verdade então já que lá no laboratório lhe disseram que seu corpo era novo e concebido em laboratório genético??? Começa aí um jogo de gato e rato e você tenta descobrir o que está acontecendo. Quem são elas e por que ele tem lembranças de ambas?

Momentos de suspense, momentos de investigação e fuga, mas o tema central é saber se realmente essa experiência deu certo ou se é apenas você que entrou pelo cano e agora é refém de uma organização criminosa tentando testar novos conceitos científicos em humanos e se dar bem. Filmes de ficção científica sobre transferência de consciência entre humanos e máquinas e agora de humanos pra humanos sempre encantaram diretores visionários, talvez por essa busca constante da eternidade ou, de proteger grandes feitos humanos em memórias que sempre poderão produzir com o mesmo nível de genialidade já que ainda não descobriram a fórmula da eternidade.

Para entender o que acontecerá com Demian, Edward ou Mark, ou se ele voltará a ser o mesmo de antes, vocês terão que assistir. Sei que o tema é polêmico, mas o filme é muito bom e gostei muito de assistí-lo, recomendo para vocês e está disponível em DVD aqui na Exxa Filmes.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário