Loja se aproveita da busca por filmes clássicos e mais antigos, difíceis de encontrar online, e oferece novos serviços para atrair clientes na capital sergipana.
Completando 15 anos de existência e uns 10 anos de superação, a Exxa Filmes Videolocadora permanece firme no mercado e procurando se posicionar melhor nos sites de busca e trends local.
As pessoas ficam muito surpresas quando digo que tenho uma 'Videolocadora' ao me perguntarem sobre o que faço como profissão ou trabalho. Não é de se esperar que em tempos tão modernos, há quem ainda procure por uma 'locadora de filmes', principalmente nas capitais brasileiras.
Mas, acompanhando as modernidades e os tais 'streamings' e lives (tema da moda), vamos procurando nosso lugar nesse mar de novidades tecnológicas.
Ainda no início dos anos 2000, em Aracaju, haviam muitas videolocadoras, só aqui neste bairro, tinham umas 14 lojas abertas em funcionamento no horário comercial. Localizada no Conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia, está a Exxa Filmes Videolocadora, numa rua de movimento moderado, onde em sua maioria são moradores antigos e que não são frequentadores da locadora, ao menos para este fim, acaba,m frequentando a loja por outros serviços prestados que irei descrever ao longo deste relato.
A Exxa Filmes é uma prova de que ainda é possível alugar em formato de mídia física (DVD) aqueles filmes mais clássicos e raros, dificilmente encontrados nos serviços online ou virtuais por streaming.
Filmes como Fahrenheit 451, A Estrada, As minas do Rei Salomão, Caravaggio, são filmes difíceis de achar nessas plataformas e quando estão disponíveis, são por um curto espaço de tempo; na videolocadora não, ele está lá o tempo todo disponível pra você: só não estará se ele vier a ser danificado, o ponto negativo do negócio.
Desde 2006 as videolocadoras passaram a ter alguns problemas para colocação dos filmes em suas prateleiras. Como já havia acontecido a mudança das fitas de vídeo para o DVD, e com ele a pirataria das cópias dos filmes originais no mesmo formato e vendidos por meros R$ 5,00 nas ruas, quando uma mídia original chegava pra locadora por quase R$ 100,00, entrava agora uma novidade, o tal do blu-ray. Mas como assim? Mal tínhamos nos acostumado com os discos do dvd e chegava uma nova mídia pra nos deixar de cabelo em pé e ter um custo a mais. Resultado, não durou mais do que uns 4 ou 5 anos e a coisa desandou, era de se esperar.
O tal disco prometia tudo: não fazia cópia, tinha qualidade superior de som e imagem, apresentava uma versão de imagens 3D e etc. Parecia cosa mais linda do mundo, mas a questão é que o custo para assistir esses tipos de filme nessa qualidade toda, era muito caro. Os clientes nos cobravam por um serviço que não podíamos oferecer, embora fiz o possível para evitar perder vendas e clientes.
O aparelho do blu-ray tinha uma vantagem: ele lia também os discos de dvd e até melhora a qualidade do disco inferior, mas foi algo caro e poucas pessoas puderam adquirir, outros por vezes não ligavam muito pra essa questão de qualidade e estavam na velha máxima: quanto mais barato, melhor!
Bom, eu preferi não investir muito nesta mídia, até porque a procura por eles eram muito baixa aqui na locadora, então acabei investindo só naqueles mais procurados e com melhor tecnologia, hoje, eles estão mais parados na prateleira do que teia de aranha pronta. Moral da história: estoque parado não gera lucro.
Com a dificuldade das distribuidoras aumentou devido a pirataria, muitas delas fecharam as postas e os filmes em mídia física passaram a ser mais difíceis de adquirir e em quantidade também. Com a chegada do streaming foi que a coisa piorou de vez. As pessoas não precisavam mais nem dos discos de dvd e nem tão pouco dos parelhos de dvd ou blu-ray. O resto da história, todo mundo já sabe...
Estamos em 2020, como estão as coisas agora?

Essa é uma pergunta que escuto direto por onde tenho andado e como comecei esse relato do susto que é as pessoas saberem que tenho uma locadora de filmes. Bom, as coisas vão indo né?!
Hoje, em Aracaju, que eu saiba, as videolocadoras atuantes são umas 3, atuantes tá ok? Porque se tiver mais alguma além destas 3 por favor se identifiquem!
Hoje, vivo das locações de filmes em dvd, alguns acervos em blu-rays, venda de produtos criativos, geeks e do gênero, um cafézinho espresso que sirvo aqui e alimenta o papo sobre cinema com os cinéfilos de plantão e que não deixaram de nos prestigiar, alguns serviços como recarga de celular, cabos, controles, pilhas e produtos de conveniência como doces, balas, chocolates, biscoitos e alguns artigos para informática, som e tv. Virou uma típica lojinha de bairro que atende pequenas necessidades diárias e pra bater aquele papinho descontraído de início de fim de semana, tipo um 'happy hour'. Ainda continuo comprando filmes em lançamento porque quero ver alguns títulos e porque tem alguns clientes que querem ver também. Mas nada se compara a quantidade de filmes que eu adquiria por mês, senão, não consigo pagar os custos de aquisição deles.
Muitos clientes ainda frequentam porque gostam da mídia física, de pegar o filme, de tocar sua capa, ler sua sinopse e até sentir o cheirinho do plástico no produto. Alguns crianças ou jovens quando entram no espaço da loja ficam admirados. Recebo até mensagens de pessoas que nunca nem frequentaram aqui, mas acham o máximo manter a loja aberta em pleno ano de 2020, é como se fosse aquele sentimento nostálgico ser mais forte do que a necessidade de realmente assistir ao filme em dvd.

A minha sorte é que ainda posso contar com uma carteira fiel de alguns clientes que sempre estão por aqui, sejam pra alugar um filme ou simplesmente passar aqui pra me dar um oi e acabam sempre levando alguma coisa. Atualmente estamos experimentando conviver com um pequeno aumento (pré-pandemia do Covid-19) do interesse das pessoas ao perceberem que nem tudo o que querem em filmes estão nas plataformas ou na internet, daí acabam lembrando da locadora como se estivesse dizendo: "ah, não tem em lugar nenhum, mas tem na videolocadora! Vou lá..." Durma com essa dono de videolocadora?! kkk
Praticamente agora, aqui em Aracaju, essas 3 locadoras estão sozinhas no mercado e somente eu em toda a Farolândia, bairro de classe média localizada na Zona Sul. Acredito que o pior já passou e se aqui estou é porque ainda tenho público e clientes que curtem um pouco do que eu faço e do tipo de produto que negócio, e, isso é o que alimenta meu sonho de permanecer ainda com a loja todos os dias.
Você aí está procurando algum filmes que não está encontrando em lugar nenhum? É possível que eu tenha, me procure pelo whatsapp (79) 99123-9291 que te confirmo se tenho em dvd no acervo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário