09/12/2016

A Chegada, eu já vi esse chamado antes...

A Chegada : Poster

"Muitos serão chamados, mas pouco serão os escolhidos" (Mt 22:14)

Demorei a dar minha opinião sobre este filme porque estava tentando digerir tantas informações sobre o assunto. Depois de "A Árvore da Vida", esse filme me deixou bem intrigada.
Meus clientes estavam pedindo uma opinião sobre o assunto (já que eu adoro deixá-los desconfortáveis por sempre me trazerem opiniões formadas), e pela primeira vez fiquei pensativa antes de escrever algo. Por que esse filme mexeu comigo?
Na verdade, já vi alguns filmes com temáticas parecidas, mas esse tem alguns detalhes que são necessários serem analisados antes de prosseguir para o próximo. Desculpe a quem não gosta, mas eu odeio críticas de sites especializados, nos tiram o direito de opinar e dar nossas percepções, que sempre são bem diferentes.
Mas, vamos lá, os filmes sci-fi do momento tem nos colados muitas coisas não tão verídicas assim, concorrendo a tantos prêmios por efeitos especiais, estes tem nos feito viajar literalmente no espaço mental. Mas esse não foi tão assim, poucos recursos, mas de grande ensinamento humano. Eu gostei muito. De cara veremos chegadas de naves, rochas, meia-banda de lua, mas que diabos de nave serão estas??? Boa pra você pensar, se bem que no espaço e o que vem dele, nunca temos plena certeza, então cada um imagina o que se quer imaginar.
O que o filme vem trazer de bom mesmo são as possibilidades...

A Chegada : Foto Amy Adams

Pra mim o mais interessante e que não pode passar despercebido, foi o método de comunicação. Essa comunicação por simbologia linguística, eu já tinha visto nos Crop Circles, no filme Contatos Imediatos do 3 grau (por sons) e por escrita ou símbolos nos filmes Guerra dos Mundos, O Destino de Júpiter, Presságio, Cocoon, O Chamado e agora neste. Isso significa dizer que os seres cósmicos querem realmente se comunicar conosco (ao menos nos filmes). Relembrando um filme de certo tempo atrás K-PAX, "prod", o personagem principal diz que quando seres como ele chegam nos planetas para interagir conosco, imediatamente se hospedam ou preenchem a forma que se assemelhe ao habitat natural, ou seja, ele se apresenta como humano igual a nós. as, no caso deste filme não, foram bem E.Ts. mesmo, o que me surpreendeu, logo em seguida a linguagem simbólica, bom, já vi E.Ts. falando a nossa mesma língua (cada diretor com sua estratégia). O que sei é que enquanto eu não ver um, não posso dizer quem fala a verdade. kkkk. O grande boom é você saber o porque da professora linguística e o pesquisador serem escolhidos (sem spoiler aqui), aí será uma grande surpresa e você vai verificar se o encaixe pertence a sua humanidade ou não. Fique atento a isso! 
O que querem ? Por que estão aqui? São as perguntas mais óbvias para os militares, afinal várias naves irão pousar sobre os continentes, mais precisamente nos países que exploram a energia nuclear. Na América do Sul, vocês conseguem adivinhar que país será o escolhido? Assistam pra conferir.
Fugindo das teorias conspiratórias, assistam ao filme de peito aberto a novas formas de ver o mundo, pois o processo de evolução precisa seguir adiante, mas só se você vier junto pra transformar esse mundo em um novo recomeço, afinal tudo é um ciclo.     

Sinopse: Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário