A JOY do filme é um pouco cada um de nós com nossos sonhos aprisionados desde criança e, esquecidos no tempo ao longo dos anos. Mas aí algo acontece e nos toma, os desejos contidos querem se libertar, tornam-se reais, muda completamente a sua vida e passa a interferir também na de muitos. Minha história como empreendedora não foi, e não é diferente, talvez seja por isso que logo me identifiquei com a personagem.
Esse é o começo da história de "JOY - O Nome do Sucesso", uma mãe divorciada de um marido alheio aos problemas da casa, de uma família que te suga o tempo todo, não estando nem aí para seus sentimentos e desejos e de uma vida difícil e endividada. Mas acontece um grande boom em sua vida, num certo momento, Joy inventa um esfregão que se torce sozinho sem precisar que a dona de casa ponha as mãos nele pra escorrê-lo, e tem mais, pode ser lavado à máquina. Hoje é o conhecido Esfregão MOP, sim o filme é baseado numa história real.
Cartaz oficial do Filme Joy
Joy rascunhando o seu protótipo do esfregão MOP.
Essa persistencia de Joy nos faz lembrar uma cena de um outro filme já conhecido do público sobre superação e motivação. A cena está no filme "Sete dias com Marilyn", onde o jovem aspirante a produtor de filmes, Colin (interpretado por Eddie Redmayne) passa 8 semanas no escritório do produtor de cinema na busca de uma vaga de emprego. Todos os dias o jovem chega pontualmente, sempre bem alinhado, se oferece para trabalhar, mas, nunca há nada pra ele fazer a não ser esperar. Ele não desiste, seu sonho é entrar para o mundo do Cinema. Os dias passam e a secretária cansada de ver a cena diz que ele é "bastante persistente" e pergunta se não pode fazer um favor pra ela. A partir daí Colin é observado pelo chefe e consegue fazer um trabalho mais rápido e mais eficiente o que lhe garante uma vaga de "servidor de café" na sala de projeção, um tipo de office-boy do escritório. Quando o ator principal aparece, depois das 8 semanas, observa de cara o Colin prestativo, gosta do seu jeito, pergunta o que ele faz por lá e passa a exigir que o chefe o bonifique pelos bons serviços. A partir daí Colin entra para o mundo do Cinema e garante a vaga de 3° Assistente de produção. Ele conseguiu, mas observe os sinais: chegava sempre cedo, era bem alinhado, colocava-se à disposição, gentil, prestativo, atencioso, eficiente e eficaz. Qual funcionário hoje age assim?
Colin na sala de espera do escritório do produtor de Cinema.
Quando o esfregão está pronto, Joy resolve se lançar no mercado, sem muita prática passa a tentar vender em portas de supermercados, assim é como muita gente tentar vencer, vender e chegar lá, quase sempre da forma errada e logo teremos problema com a fiscalização. Todo esse passeio é dado até Joy finalmente conseguir alguém que lhe estenda a mão, e quem volta à cena para ajudá-la é seu ex-marido, melhor como amigo do que como marido. Joy após esperar novamente por longas horas é recebida pelo Gerente do Canal de compras e aí consegue entrar no mundo business. Aquela família que não a apoiava, começa a acreditar que é possível sim a idéia dar certo.

Joy após finalizar o seu esfregão de 92m de algodão.
Essa cena também nos lembra um outro filme catalogado em nosso acervo, mostrando mais uma vez a persistência de uma outra figura familiar para que o sucesso do seu filho tocasse nas rádios locais. Adivinhou quem lembrou do Sr. Francisco, do filme "2 Filhos de Francisco" - A história de Zezé Di Camargo e Luciano. Quem não lembra do pais dos rapazes comprar "ficha telefônica" pra pedir a música deles no rádio? Isso foi o que tornou o sucesso deles conhecido na localidade.
Sr. Francisco pedindo a música dos filhos no rádio.
Joy o nome do sucesso é isso, uma história de superação e força feminina no empreendedorismo inovador. Vale a pena ser visto. É uma história interessante e acaba entretendo você pra saber como será o final dela.
O filme foi indicado ao Oscar 2016 por Melhor Atriz - Jeniffer Lawrence (Jogos Vorazes).
*Breve em DVD aqui na Exxa Filmes. Aguardem!
Trailer do filme:
Nenhum comentário:
Postar um comentário