
Acabo de assistir ao recém chegado filme "OS 33" aqui na Exxa Filmes locadora, e lembro bem no ano de 2010 em quantas noites fui dormir pedindo a Deus por estes caros mineradores. Aqueles 69 dias foram uma tortura para nós telespectadores observar pela TV que haviam 33 mineradores soterrados vivos a 380m abaixo do nível do mar, num calor infernal de 38º.

Agora já disponível em DVD, o filme traz um relato mais próximo daquilo que não vimos exatamente ao vivo. Amaciando na questão política e capitalista no desenrolar da história, com alguns "erros propositais" nas posições das câmeras (dando aquela tremida) e numa dublagem pouco convicente assim não tão coerente, o filme traz o sofrimento destes mineiros soterrados. O que embeleza é a presença de Antônio Banderas, como um líder em meio ao caos dividindo comida e mantendo o controle dos 33 por estes dias de fome e sede, e Rodrigo Santoro atuando como o Ministro de Mineração (ah fosse aqui com o caso Samarco) e sob o olhar dos familiares aguardando por uma boa notícia no que parecia ter um fim incerto ao certo. O Ministro Golborne (Santoro), enfrenta a sua própria novatez no ministério para resgatá-los com vida, emocionando aos telespectadores com sua atuação persistente.
Eu gostei muito e recomendo, relembrei essa história com muito louvor. Só lamento a falta de ética e assistencialismo aos mineradores até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário