O filme foi um dos indicados ao Oscar 2015, conta a história do escândalo por trás das lutas olímpicas envolvendo os irmãos campeões Schultz e o arquimilionário Du Pont (empresário da Foxcatcher).
Neste domingo, o programa Esporte Espetacular mostrou uma entrevista com Mark Schultz, o irmão campeão que hoje nem sequer quer ouvir falar em lutas, relata com emoção o que realmente aconteceu nos bastidores.

O link da entrevista encontra-se aqui: http://globoplay.globo.com/v/4759844/

Nada mais cinematográfico do que a morte precoce de um atleta de ponta, com o índice de comoção natural que um bom filme de drama habitualmente demanda. Mas se a tragédia em questão envolver uma trama de assassinato de um campeão olímpico, com doses altas de excentricidade e mistério, a película já nasce com potencial para ser um clássico. O Filme não está sendo tão procurado assim nas locadoras, filmes com fatos verídicos sempre são bem-vindos, mas talvez seja porque essa versão da história precisava de um "up" dos envolvidos na história, afinal, dois deles já estão mortos, o irmão Dave e o empresário Du Pont já eram, restou ao Mark voltar ao assunto.

os irmão Dave e Mark Schultz o empresário, treinador Du Pont
É deste tamanho a expectativa que cerca a estreia de "Foxcatcher – uma história que chocou o mundo", nesta sexta-feira, inicialmente nos Estados Unidos. O filme relata os últimos meses de vida de Dave Schultz, campeão olímpico da luta livre. O americano foi morto a tiros por seu patrocinador a seis meses dos Jogos de Atlanta em 1996, em plena preparação para a busca de seu segundo ouro, em um crime de circunstâncias até hoje nebulosas.
Schultz foi morto aos 36 anos por John Eleuthère du Pont, um excêntrico multimilionário, que decidiu bancar os principais atletas de luta livre e greco-romana do país, abrigando boa parte dele em sua fazenda, no Estado da Pensilvânia.
Baseado em um livro escrito por Mark Schultz, irmão de Dave e também campeão olímpico de luta, o filme conta com Mark Ruffalo no papel do atleta assassinado, além do comediante Steve Carell, transfigurado de forma surpreendente na figura soturna de Du Pont – com ajuda de muita maquiagem.
O trabalho em "Foxcatcher" rendeu a Bennett Miller (Capote e Moneyball) o prêmio de direção na última edição do Festival de Cannes. Assim, antes mesmo de estrear, o filme já vem sendo considerado um dos grandes favoritos na corrida pelas estatuetas do Oscar do próximo ano. A história sobre o assassinato de Dave Schultz foi exibida recentemente na Mostra Internacional de São Paulo, mas entra em cartaz no Brasil apenas em 29 de janeiro de 2015.
O filme explora particularmente a relação entre Du Pont e Mark Schultz, em uma sugestão de envolvimento que transcende a parceria profissional. O que de fato se sabe é que, dentro da Equipe Foxcatcher, o milionário se esforçou para incentivar o lutador, fomentando principalmente a inveja pelo fato de o irmão Dave ser melhor sucedido no esporte.
Dave e Mark foram os primeiros irmãos americanos a conquistarem medalhas de ouros na mesma Olimpíada [luta livre, nas categorias 74 kg e 82 kg, respectivamente]. A glória da família Schultz aconteceu nos Jogos de Los Angeles, em 1984. Um ano antes o irmão mais velho venceu o campeonato mundial em Kiev, na Ucrânia.
Vale a pena conferir o filme que está disponível em DVD aqui na Exxa Filmes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário