04/06/2013

As melhores comédias do século XXI

Desde o ano 2001, diversas comédias de qualidade chegaram aos cinemas, das mais inocentes às mais sarcásticas. Se Beber, Não Case!, Ted, Intocáveis, Legalmente Loira, Penetras Bons de Bico e muitas outras foram grandes sucessos de bilheteria. Sem levar em consideração as comédias românticas nem as animações.

Se Beber, Não Case! (2009)


Uma frase
Sid: "Lembre, o que acontece em Vegas permanece em Vegas. Menos herpes. Essa porcaria volta com você".

Por que é uma boa comédia?
Já fazia muitos anos que os grandes estúdios de Hollywood não ousavam criar uma comédia absurda, com direito a aparições surpreendentes de tigres, bebês, Mike Tyson e uma porção de adultos se comportando como jovens irresponsáveis. Se Beber, Não Case! (2009) provou que o público pode reagir bem a este tipo de humor, principalmente se ele for comandado por ótimos atores cômicos, como Zach GalifianakisEd Helms e Bradley Cooper. Depois do sucesso de bilheteria do segundo filme, os cinemas brasileiros recebem essa semana o capítulo final da trilogia: Se Beber, Não Case! Parte III.

Borat - O Segundo Melhor Repórter do Gloriosos País Cazaquistão Viaja à América (2007)


Uma frase
Borat: "Você está me dizendo que o homem que tentou colocar um punho de borracha no meu ânus era um homossexual?"

Por que é uma boa comédia?
É difícil falar em comédias modernas marcantes sem pensar em Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América (2007). O comediante Sacha Baron Cohen e o diretor Larry Charles se especializaram em comédias corrosivas, onde os principais alvos de crítica são os próprios americanos. Encarnando a figura do estrangeiro, Cohen consegue satirizar os conservadores, os políticos, os gays, as mulheres, os negros... Ninguém escapa desse olhar ácido e politicamente incorreto.

Todo Poderoso (2003)


Uma frase
Deus: "Bruce, você tem um talento divino. Você tem o dom de trazer alegria e felicidade para o mundo. Sabe, fui eu que criei você".

Por que é uma boa comédia?
Em Todo Poderoso (2003), Jim Carrey volta às comédias que fizeram o sucesso da sua carreira, com homens comuns e rabugentos dotados de poderes inusitados (como em Sim Senhor e O Mentiroso). A ideia de poder ser Deus durante uma semana é bastante original, fornecendo a Carrey a possibilidade de brincar com os poderes mais inúteis e divertidos que só um ser humano comum poderia exercer. Como sempre, Morgan Freeman e Jennifer Aniston funcionam como ótimos reforços cômicos.

Zumbilândia (2009)


Uma frase
Columbus: "A primeira regra de Zumbilândia: estar em boa forma. Quando os zumbis apareceram, os primeiros a morrer, por razões óbvias... foram os gordos".

Por que é uma boa comédia?
Zumbilândia (2009) faz uma excelente paródia dos filmes de zumbi, satirizando a imagem dos monstros lentos e inarticulados e construindo diversos diálogos impagáveis, reservados principalmente a Woody Harrelson e Jesse Eisenberg. Além de combinar belas cenas de morte com surpreendentes cenas de romance (envolvendo a personagem de Emma Stone), o filme traz Bill Murray ridicularizando a sua própria imagem. Uma produção que tem todos os elementos necessários para agradar para os fãs do gênero.

Ted (2012)


Uma frase
Ted (de terno e gravata): "John, eu pareço algo que você dá às suas crianças quando você diz que a vovó morreu".

Por que é uma boa comédia?
Quem diria que um ursinho de pelúcia seria o personagem de uma das comédias mais desbocadas e politicamente incorretas dos últimos anos? Ted (2012) subverte a imagem de um adorável protagonista: ele bebe o tempo todo, usa drogas, fala palavrões, é machista e detesta trabalhar. O filme é tão ousado que consegue dar ao protagonista cenas de sexo com uma bela loira, envolvendo legumes... Enfim, você pode imaginar o resto! Tedtornou-se um dos filmes proibidos para menores de idade de maior sucesso em todos os tempos, junto de Se Beber, Não Case!

Intocáveis (2011)


Uma frase
Driss: "Eu não vou colocar [as meias calças] em você! Mesmo para você, é melhor desmaiar! Uma hora é preciso dizer não, resistir!"

Por que é uma boa comédia?
Em 2011, Intocáveis surpreendeu o mundo inteiro ao transformar uma ideia bastante dramática (um homem de origem pobre torna-se amigo de um milionário tetraplégico) em uma comédia que não trata seus personagens com piedade ou condescendência. Os atores Omar Sy e François Cluzet são excelentes, e algumas falas como "Nada de braço, nada de chocolate!" tornaram-se clássicas. Intocáveis é o filme francês de maior sucesso mundial em todos os tempos. No Brasil, o filme conquistou uma façanha raríssima ao ultrapassar a marca de 1 milhão de espectadores.

Meninas Malvadas (2003)


Uma frase
Regina: "Você sabe o que todo mundo fala de você pelas suas costas? Sabe? Eles falam que você é uma menina das selvas estranha, educada em casa, e uma versão menos bonita de mim!"

Por que é uma boa comédia?
O perverso Meninas Malvadas (2003) serviu para revelar diversos talentos no cinema: além de confirmar Lindsay Lohan como uma garota que transita facilmente entre a aparência de comportada e de endiabrada, o filme lançou as carreiras de Rachel McAdams e Amanda Seyfried, além da própria Tina Fey, respeitada humorista, em sua primeira experiência como roteirista. A trama consegue transformar a inocente heroína em uma garota que lida muito bem com as duras regras da vida na escola.

 Legalmente Loira (2001)

Uma frase
Elle: "Eu não acho que Brooke [cometeu o crime]. Exercícios te dão endorfinas. Endorfinas te deixam feliz. Pessoas felizes não matam seus maridos, não matam mesmo".

Por que é uma boa comédia?
Legalmente Loira (2001) contribuiu para lançar a carreira de Reese Witherspoon como rainha das comédias românticas, interpretando a típica loira burra que estuda apenas para ser admirada pelo homem que a abandonou... Mas quando começa a estudar, ela passa a se valorizar e ver que pode viver muito bem sem o ex-namorado arrogante. Nada mau como fábula, não? As piadas são boas, e aos poucos o roteiro consegue combinar em uma mesma personagem a ambição e a superficialidade.

O Diabo Veste Prada (2006)


Uma frase
Miranda: "Eu pensei que você fosse diferente. Eu me disse: 'Vá em frente. Arrisque. Contrate a garota gorda'. Eu tinha esperanças. Mas você acabou me decepcionando mais do que as outras garotas estúpidas".

Por que é uma boa comédia?
O Diabo Veste Prada (2006) conseguiu combinar diferentes tipos de comédia, incluindo a sátira corrosiva ao mundo da moda (a personagem de Meryl Streep é claramente inspirada na estilista Anna Wintour), a comédia romântica (envolvendo Andy, interpretada por Anne Hathaway), e a típica história da garota tímida e mal vestida que se transforma em uma mulher bela e madura. O filme funciona bem como comédia e drama, e ajudou a alavancar a carreira de Hathaway.

Escorregando Para a Glória (2007)


Uma frase
Chazz: "Olha, eles riram de Louis Armstrong quando ele disse que iria à Lua. Agora ele está lá em cima, rindo de todos".

Por que é uma boa comédia?
A patinação no gelo não é um dos esportes mais populares dos Estados Unidos, nem um tema frequente no cinema, mas o humorista Will Ferrell conseguiu reunir o aspecto mais exagerado e kitsch deste espetáculo emEscorregando para a Glória (2007). A trama brinca com a virilidade de seus protagonistas, dois homens patéticos e não muito inteligentes - embora talentosos - que acabam trabalhando juntos, como a primeira dupla masculina da patinação. O resultado foi um inesperado sucesso de bilheteria.

Agente 86 (2008)


Uma frase
Maxwell (dentro de um esgoto): "Sabe, eu nunca vi James Bond no meio de ratos, ou de cocô. Muito menos de ratos e cocô ao mesmo tempo. Olha, tem um rato em cima de um pedaço de cocô".

Por que é uma boa comédia?
Os filmes de espiões e agentes secretos, como James Bond, sempre foram repletos de cenas absurdas, eAgente 86 (2008) é uma produção que parodia muito bem a alta tecnologia da espionagem. Levando o sucesso da série de TV ao cinema, o filme traz Steve Carell na pele desse agente atrapalhado, e Anne Hathaway como sua parceira eficaz. Carell é o tipo de ator que consegue fazer rir mesmo com uma cara séria, e sua interpretação de um agente secreto é hilária. Também ajuda bastante o fato de Dwayne Johnson e Alan Arkin completarem o elenco.

Professora Sem Classe (2011)


Uma frase
Elizabeth: "Eu vou te dizer o que eu sei. Um garoto que usa a mesma blusa de ginástica três vezes por semana não vai transar até os 29 anos de idade. É isso que eu sei".

Por que é uma boa comédia?
Professora Sem Classe (2011) traz Cameron Diaz de volta às comédias desbocadas e politicamente incorretas que revelaram seu potencial cômico (no estilo de Quem Vai Ficar Com Mary? e Tudo para Ficar com Ele). A atriz está ótima como Elizabeth, uma mulher superficial, que só pensa em juntar dinheiro pagar seus implantes de silicone e conseguir um bom marido. Justin Timberlake funciona como o oposto da protagonista: um homem ingênuo e amigável, completado pela colega idealista de Elizabeth, interpretada por Phyllis Smith.

Saneamento Básico (2007)


Uma frase
Silene: "Eu sou uma estrela, e uma estrela não pode morrer no lixo!"

Por que é uma boa comédia?
A comédia tem sido o gênero de maior sucesso no cinema brasileiro recente, mas dificilmente algum título foi tão engraçado e irônico quanto Saneamento Básico, O Filme (2007). O diretor Jorge Furtado reuniu um elenco classe A (Wagner MouraFernanda TorresLázaro RamosCamila Pitanga) nosta história sobre um grupo de pessoas atrapalhadas, fazendo um filme de monstros para chamar atenção ao problema de esgoto na região. A trama funciona como uma deliciosa paródia do cinema brasileiro, e também da desorganização das políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário