03/02/2013

DVD Quero Matar Meu Chefe, já na Exxa Filmes. Crítica por Rubens Ewald Filho.


Quero Matar Meu Chefe (Horrible Bosses), EUA, 11.
Direção de Seth Gordon. Warner. 98 min.
Com Justin Bateman, Kevin Spacey, Colin Farrell, Jason Sudeikis, Charlie Day, Jennifer Aniston e Donald Sutherland.
chefe1 Estreia   <i>Quero Matar Meu Chefe</i>
Não é de se estranhar que as comédias estejam cada vez mais ousadas e atrevidas quando se vê que as próprias séries de TV mostram cenas de cama e falam francamente de órgãos sexuais (vejam Dois Homens e Meio).
Parece um caminho natural que também esta trilhando a comédia nacional e que se reflete nesta nova comédia, que vai mais longe ainda do que o Se Beber não Case 2. Confesso que, em um primeiro momento, me assustei um pouco, surpreso, inclusive, de ver uma estrela como Jennifer Aniston falando palavrões e piadinhas muito fortes. Sem medo de se comprometer e fazer chanchada.
kevin mct Estreia   <i>Quero Matar Meu Chefe</i>
Mas, aos poucos, fui me rendendo quando percebi que, no fundo, a intenção era mais ingênua, estava bem próxima dos antigos Os Tres Patetas. As semelhanças são claras: nenhum dos três heróis é  muito inteligente, muito pelo contrário, são trapalhões, desastrados e vivem se estapeando! Claro que são patetas atualizados no que seria uma versão masculina e muito mais farsesca de Como Eliminar seu Chefe, que por sua vez é uma variante do velho Cavalo de Batalha do teatro e da literatura, a história dos que tentam matar o tio rico para ficar com a fortuna e sempre terminam em desastre.
chefe 3 Estreia   <i>Quero Matar Meu Chefe</i>
Essa variante é em cima de três amigos que trocam confidências todas as noites na happy hour. Justin Bateman é Nick que é humilhado e explorado de todas as formas pelo patrão muito rico, arrogante e grosseiro (típico personagem de Kevin Spacey) que lhe promete uma promoção, mas depois lhe nega, porque resolve acumular cargos. Dale (Charlie Day, da série It's Alway Sunny in Philadelphia e Amor à Distância) é um bom rapaz judeu que está noivo e apaixonado, mas tem dificuldades de resistir as abertas tentativas explicitas de sedução e assédio por parte da sua chefe, que é uma dentista (Aniston). E, finalmente, Kurt (Jason Sudeikis do Saturday Night Live The Cleveland Show), que é um cordato funcionário de uma firma cujo patrão (Donald Sutherland) morre inesperadamente e é substituído por seu filho drogado e escamoso (oportunidade para Colin Farrell fazer uma caricatura um pouco exagerada) que vai levar a firma à falência.
chefe2 Estreia   <i>Quero Matar Meu Chefe</i> Não espere sutilezas, mas a verdade é que as confusões vão acontecendo e o filme vai ficando engraçado. Eu não consegui resistir e acabei rindo bastante. A direção é de Seth Gordon que fez Surpresas do Amor e antes bons documentários como The King of Kong eFreaknomics.
Na verdade, nada tenho contra comédias mais liberais (aqui tem uma piada perto da escatologia) e parece provável que faça sucesso aqui porque comédia tem sempre seu público certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário