11/09/2011

Filmes que lembam o 11 de setembro (disponíveis na Exxa Filmes)


FAHRENHEIT 11 DE SETEMBRO: Prepare-se para ver um dos mais polêmicos, emocionante e provocativos filmes de todos os tempos. Aplaudido pelo público que lotou as salas de cinema em todo mundo e aclamado pela crítica por onde passou, Fahrenheit 11 de Setembro usa o humor e um arquivo de imagens nunca antes mostradas para revelar o que se passou no governo Bush, antes, durante e depois dos atentados de 11 de setembro. Ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes teve recorde histórico nas bilheterias americanas, registrando mais de 117 milhões de dólares em poucas semanas de exibição.


VÔO UNITED 93: Baseado em fatos reais, sobre o vôo que foi tomado por terroristas em 11 de setembro de 2002, onde os passageiros fizeram o avião cair para evitar uma tragédia maior.


As Torres Gêmeas - World Trade Center (2007)
De Oliver Stone, três vezes premiado com o Prêmio da Academia, surge esta inspiradora história real, sobre coragem, família e espírito de solidariedade.O ganhador do Oscar, Nicholas Cage e Michael Peña (Crash) estrelam como John McLoughlin e Will Jimeno, dois policiais de Nova York que ficam soterrados nas ruínas de 11 de setembro de 2001.Enquanto McLoughlin e Jimeno se apóiam um ao outro, numa luta para sobreviver, os acontecimentos de um inimaginável dia se desenvolvem através dos olhos dos dois, de suas carinhosas esposas (Maria Bello e Maggie Gyllenhaal), de sobreviventes e voluntários por toda a cidade.


MEDO E OBSESSÃO: Paul (John Diehl) é um veterano da Guerra do Vietnã. Mentalmente perturbado, ele passa todo o tempo circulando com sua van pela cidade de Los Angeles, pesquisando qualquer pessoa que lhe pareça suspeita. Sem nenhuma confiança no Governo, Paul procura, desesperadamente, o homem que poderá detonar o "segundo ataque", o novo terrorista que poderá impor aos EUA outra tragédia igual à de 11 de setembro. Para isso, ele conta somente com a ajuda do mendigo Jimmy (Richard Edson).
A sobrinha de Paul, Lana (Michelle Williams), após passar anos trabalhando como missionária na África e no Oriente Médio, está de volta a Los Angeles. Idealista e cheia de bons princípios, ela trabalha num albergue para desabrigados administrado por Henry (Wendell Pierce), um amigo de seus pais. A intenção de Lana é entrar em contato com seu tio Paul, e assim reatar os laços de família esquecidos nos anos em que passou viajando pelo mundo.
Estas duas pessoas tão diferentes entre si - unidas pelo sangue, mas estrangeiros em seu próprio país - terão de somar todos os seus esforços para buscar os grandes objetivos de suas vidas. Porém, tanto Paul quanto Lana trazem grandes dores escondidas em seus passados, além da sensação de desespero e impotência causada pela grande tragédia de 11 de setembro de 2001.


VÔO 93: 11 de setembro de 2001. Baseado em fatos e em gravações telefônicas realizadas de dentro do avião, conta a história dos heróicos passageiros do vôo 93, o único a não atingir nenhum alvo pretendido pelos terroristas. Convencidos de que o avião atingiria a Casa Branca, os passageiros decidem tomar o avião e num gesto de grandeza, conseguem derrubá-lo nos campos da Pensilvânia.


O 11 de Setembro é tema de um filme de longa-metragem realizado por 11 diretores de todo o mundo. Cada um deles conta uma história curta relacionada à data em "11'09''00", produzido pelo francês Alain Brigand. O filme foi exibido em première mundial na 59a. Mostra de Cinema de Veneza, que terminou em 8 de setembro.
Participaram de "11'09''00" os diretores Samira Makhamalbaf (Irã), Claude Lelouch (França), Youssef Chahine (Egito), Danis Tanovic (Bósnia), Idrissa Ouedraogo (Burkina Faso), Ken Loach (Reino Unido), Alejandro González Iñárritu (México), Amos Gitai (Israel), Mira Nair (Índia), Sean Penn (EUA) e Shohei Imamura (Japão).
Essa é também a ordem de exibição dos episódios. Os diretores receberam, cada um, 400 mil euros (cerca de R 1,2 milhão) para realizarem o que quisessem. Uma cláusula do contrato previa que não poderiam comunicar aos demais realizadores o que estavam pretendendo fazer. A história teria que abordar a data crucial, direta ou indiretamente, e cada episódio deveria ter a duração de 11 minutos e 9 segundos.
O filme da iraniana Samira Makhamalbaf é o mais acabado de todos os episódios, em todos os sentidos, cinematográfico, político e moral. Conheça a seguir a história e o conteúdo de cada um dos filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário