26/07/2011

Em breve na Exxa Filmes... "Sem Limites" com Bradley Cooper


Por Kyka Freitas

Sem limites é o mais novo filmes com Bradley Cooper no elenco fazendo o papel de Eddie. Há anos o escritor Eddie sofre de um bloqueio criativo. Quando um velho amigo lhe apresenta um remédio revolucionário, sua vida muda instantaneamente. Ele consegue lembrar de tudo que já leu, ouviu ou viu em toda sua vida. Aprende línguas, faz cálculos, consegue ler e escrever muito rapidamente. Eddie vira o rei de Wall Street chamando a atenção do mega empresário Carl Van Loon, que o contrata para fechar um dos maiores negócios da história. Mas como nem tudo são flores...

O filme nos instiga a uma série de indagações: Como gênios passam a ganhar altas somas de dinheiro em tão pouco tempo? Eu conheço duas formas, ou já nascem inteligentes ou trapaceiam, no caso de Eddie, ele usa e abusa de uma nova droga, o NZT,  pra conquistar esse espaço. A partir daí a pergunta cresce para: o que é preciso fazer além do que já faço? Todos tem seus segredos, mas uma hora eles serão revelados...
Há um grande perigo em quem entra nesse rolo compressor do mundo de drogas sintéticas, num curto período você se acha o tal, pode fazer coisas que nem vai lembrar depois, se acha poderoso, mais forte. A sensação de que pode fazer mais e melhor, causa alucinações, é como se ver há um passo na frente e imaginar que vencerá todos os obstáculos futuros. Passa a fazer coisas que parecem não ser você mesmo, se sentirá invencível. Mas, os níveis altos de atividade cerebral/mental, pode fazer o cara pirar o cabeção, por isso mais adiante ficará viciado e sempre o desejo de se ter mais será constante.

Então, cuidado onde sua mente pode te levar, esse é o grande jargão do filme "Sem Limites", em alguns momentos Eddie por saber demais sofre com apagões mentais e, para se livrar, aumenta as doses, o que se torna quase incontrolável numa vida normal, passa a queimar etapas da vida, pensa que alguns já nascem assim predestinados ao sucesso, mas na realidade os problemas aumentam e é necessário apagar também algumas pessoas da sua rota. Devemos lembrar que por causa de uma dose, muitos vão te cobrar mais adiante e você terá como pagar? 
Entrar no mercado financeiro mundial com a incrível percepção e inteligência de Eddie, estrapola a ficção do filme, porque sabemos que as coisas não funcionam por quantidades de quem vai lucrar mais ou menos, mas sim pela percepção psicológica deste mesmo mercado, as pessoas ainda agem por impulso! Então como entrar neste jogo sem se ferrar junto? Numa das cenas, o filme destaca: use a cinética pra derrubar o outro. Então você acaba se vendendo por troca de favores. À medida que passa a ganhar dinheiro, sua oferta de crédito no mercado também aumenta, quanto mais idéias tiver para seu patrão enriquecer, você continuará dentro do jogo e o preço a ser cobrado será alto. 

O filme ainda alerta para o cuidado com essa situação, chegará uma hora que não tem mais como sair, então você lembra que somos seres motivados por lembranças instintivas e talvez essa seja sua única saída para tentar sair ou virar o jogo de vez.
Esse é o cenário de "Sem Limites", uma excelente viagem ao mundo corporativo dos negócios financeiros, eu ainda completaria essa resenha lembrando um outro título de um filme de terror dos anos 80: no mundo corporativo "pague pra entrar e reza para sair"
Bom filme a todos, mas, mantenha-se dentro dos limites!







Nenhum comentário:

Postar um comentário