10/02/2011

DVDs com tema Direito ou Justiça (Acervo da Exxa Filmes)

CORPORAÇÃO, A (2003)

CINEASTA: MARK ACHBAR, JENNIFER ABBOTT
GÊNERO: DOCUMENTÁRIO/HISTÓRICO
ORIGEM: CANADÁ
DIÁLOGO: INGLÊS
DURAÇÃO: 145 MIN
COR: COLORIDO
FORMATO: RMVB

Assim como o comunismo, a Igreja e a monarquia em outras épocas, a corporação é hoje a instituição dominante. Apesar da história geralmente depreciar esse domínio, a corporação é a primeira instituição poderosa a ponto de definir a história. Este complexo e divertido documentário mostra as repercussões da hegemonia das corporaçães na sociedade e na vida das pessoas. Baseado no best seller 'The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power'.

JUSTIÇA (2004)

CINEASTA: MARIA AUGUSTO RAMOS
GÊNERO: DOCUMENTÁRIO
ORIGEM: BRASIL
DIÁLOGO: PORTUGUÊS
DURAÇÃO: 110 MIN
COR: COLORIDO
FORMATO: RMVB

O documentário Justiça, da cineasta Maria Augusta Ramos, retrata de forma particular, a rotina do Judiciário e do sistema prisional brasileiro, que, através de imagens imperativas, revelam ao telespectador o retrato frio e cruel da realidade ca
rcerária e processual do nosso sistema penal.

ELIZABETH (1998)

CINEASTA: SHEKAR KHAPUR
GÊNERO
: DRAMA/BIOGRÁFICO
ORIGEM
: REINO UNIDO
DIÁLOGO: INGLÊS
DURAÇÃO: MIN
COR: COLORIDO
FORMATO:
 RMVB


Em 1554, a Inglaterra estava divida entre católicos e protestantes e era governada por Mary Tudor (Kathy Burke), católica, mas devido a um tumor ela acaba falecendo. Agora sua meia-irmã Elizabeth (Cate Blanchett), protestante, assume o poder. Porém, Eizabeth herda um país falido, sem exército e com inimigos por todos os lados, até mesmo na sua própria corte, forçando-a tomar cuidado a cada passo para permanecer no poder.

MAR ADENTRO (2004)

CINEASTA: ALEJANDRO AMENÁBAR
GÊNERO: DRAMA
ORIGEM: ESPANHA
DIÁLOGO: ESPANHOL
DURAÇÃO: 125 MIN
COR: COLORIDO
FORMATO: RMVB

Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.

12 HOMENS E UMA SENTENÇA (1997)

CINEASTA: WILLIAM FRIEDKIN
GÊNERO: DRAMA
ORIGEM: EUA
DIÁLOGO: INGLÊS
DURAÇÃO: 117 MIN
COR: COLORIDO
FORMATO: RMVB

Doze homens são convocados para julgar caso aparentemente fácil: o de um jovem latino que esfaqueou o pai. Mas um dos jurados não se convence da culpa do rapaz, levando a uma reavaliação meticulosa do caso, irritando seus colegas. Refilmagem do clássico de Sidney Lumet.


JÚLIO CÉSAR (1953)

CINEASTA: JOSEPH L. MANKIEWICZ
GÊNERO: DRAMA/HISTÓRICO
ORIGEM: EUA
DIÁLOGO: INGLÊS
DURAÇÃO: 120 MIN
COR: COLORIDO
FORMATO: RMVB

Roma, 44 A.C.. César (Louis Calhern) fora assassinado por alegarem que sua ambição o transformaria em um tirano. Mas Marco Antonio (Brando) faz um exaltado discurso para tentar reverter a situação, fazendo os conspiradores fugirem. A partir de então, dois exércitos distintos se formam: um comandado por Marco Antonio e Otávio e o outro por Brutus. Baseada na peça de William Shakespeare.

PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO, O (2004)

CINEASTA: PAULO SACRAMENTO
GÊNERO: DOCUMENTÁRIO
ORIGEM: BRASIL
DIÁLOGO:
 PORTUGUÊS
LEGENDA: S/L
DURAÇÃO: 123 MIN
COR: COLORIDO


O Prisioneiro da Grade de Ferro é um documentário que retrata a realidade do sistema carcerário brasileiro em um momento em que suas contradições se exacerbam, beirando limites da aceitabilidade. Governos aplicam montantes recordes de recursos em infra-estrutura, alteram legislações e buscam parcerias e novas mentalidades de ação penal. Hoje, já não basta excluir delinqüentes da sociedade. Urge rever o próprio conceito de encarceramento como forma de recuperação do cidadão e prevenção do crime. Apesar de todos os esforços para melhorar a situação do sistema penitenciário, esta situação continua a se agravar. Conhecer como o homem preso cumpre sua pena é o objetivo deste documentário, que se aprofunda no convívio cotidiano para entender a real influência da instituição repressora sobre a pessoa detida. Um ano antes da desativação da Casa de Detenção do Carandiru, detentos aprendem a utilizar câmeras de vídeo e documentam o cotidiano do maior presídio da América Latina. "Eu chamaria esse documentário de: "Brasil, Um olhar subjetivo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário